Venho há alguns dias ouvindo: "Nossa que medroso, como você consegue tomar sustos e ficar com medo de jogos, cara?"
Sério, se você é o tipo de pessoa que faz essa pergunta tente entender lendo a seguir.
Como você leva susto assistindo a um filme ?
O princípio é parecido, mas ampliado! Se imagine assistindo ao filme, mas com o poder de controlar a câmera e olhar para onde quiser. Podendo levar um susto a qualquer instante, em qualquer lugar. A imersão que um jogo pode lhe causar nesse sentido, é muito superior. O impacto é mais direto porque a imersão é maior. Isso tudo se aplica, obviamente, quando o jogo é bem feito/conduzido.
Se ainda assim não foi o suficiente para você nos entender, os gamers cagões. Experimente jogar algum destes que me vieram a cabeça agora e, na minha opinião, são jogos beeeem sinistros.
Dead Space:
Isolado em uma nave a deriva no espaço, Isaac deve encontrar um meio de escapar deste local infestado de alienígenas medonhos, sozinho.
Julgo este uma obra prima de geração atual, sem HUDs na tela indicando seu health ou stamina, tudo integrado no traje do personagem. Cenários e monstros tremendamente assustadores e muitos momentos de tensão durante a trama. Vale a pena demais testar. Jogo multiplataforma da geração atual, já da pra encontrar bem baratinho porque saiu faz tempo.

Slender:
Um já clássico, típico jogo para assustar seu irmão ou amigo e se divertir com seus gritos. Com uma mecânica bem simplória, o jogo te coloca em uma floresta, de noite, em busca de seis papeis. Enquanto a criatura da foto lhe persegue sorrateiramente, até o susto final.
Jogo feito para PC, somente.
To com preguiça de pensar e lembrar de outros, um dia posto uma lista mais bonitinha com vários que me atormentaram, tipo Fatal Frame (puta jogo maldito). Vou deixar aqui um brinde. Eu me cagando enquanto jogo Outlast (não confundir com a banda do "Heeey yaa! Uoo oooh!"). Um jogo investigativo, em que um jornalista busca evidências das atrocidades que acontecem no Mount Massive Asylum. Assustador cenário onde a trama se desenvolve. Obviamente não aguentei 5 minutos de jogatina, tendo que me dirigir ao banheiro pausando o jogo duas vezes para me higienizar das evacuações causadas pelo cagaço.
Segue aqui a prova de minha tamanha ousadia e bravura: